Cirurgia de catarata com ou sem laser?

Cirurgia de catarata com ou sem laser

Cirurgia de catarata com ou sem laser?

Cirurgia de catarata com ou sem laser?

Resposta a um paciente que estava na dúvida e confuso com relação aos procedimentos cirurgia de catarata com ou sem laser.

A cirurgia de catarata pela facoemulsificação assistida pelo femtolaser já é uma técnica realizada no mundo todo há algum tempo e no Brasil também.

Essa técnica é muito segura, mais moderna e traz muitos benefícios no pós operatório, melhor recuperação visual dentre outros.

O fato é que o investimento nessa tecnologia é alto, pois não basta somente ter o aparelho de femtolaser que por si só hoje está na faixa de 1.5 milhões de reais, mas também é necessário investir em todo um suite como um biomêtro ( aparelho que faz o cálculo da lente ) moderno, o sistema verion que transmite os dados do paciente para o laser e para o microscópio. Além é claro do investimento em aperfeiçoamento do cirurgião em congressos nacionais e internacionais.

O Rio de Janeiro conta com três aparelhos de femtolaser e tecnologia suite completa talvez somente dois serviços. Um deles é o nosso. Acreditamos na tecnologia de ponta que traga benefícios reais para o paciente. A cirurgia de catarata tem avançado muito. Hoje contamos com lentes intraoculares trifocais tóricas que corigem para longe, intermediário e perto além de corrigir o astigmatismo.

Se pensarmos na evolução da medicina, da transição das cirurgias abertas para videolaparoscópicas e agora robóticas quanta evolução. Mas não dá mais para realizar cirurgias abertas sem necessidade. Idem para cirurgia de catarata. Abria-se o olho 14 mm para realizar a cirurgia de catarata. Depois com o advento do facoemulsificador as incisões foram diminuindo. E agora com o femtolaser a incisão é realizada a laser com maior precisão no tamanho de 2mm. Praticamente o uso do facoemulsificador é só para aspirar a catarata. Com isso há redução de perda de células endoteliais. Com o sistema verion conseguimos saber o local exato para implante da lente, pois pense que qualquer um milímetro no posicionamento correto da lente faz diferença na qualidade da visão.

Nós até hoje não tivemos nenhum caso de paciente que tenha se arrependido de realizar a cirurgia de catarata assistida pelo femtolaser, mas já vimos pacientes que se arrependeram por não utilizar o mesmo e/ou não colocar a melhor lente. Uma vez realizada a cirurgia não há como voltar atrás. A decisão tomada será para toda vida. E se pensarmos no valor da visão, para toda uma vida, e suas consequências para qualidade de vida não hesitaria em escolher o que há de mais avançado na oftalmologia mundial.

No Comments

Post A Comment