Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

A cirurgia de catarata é uma cirurgia realizada para remoção do cristalino opaco. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho que normalmente é transparente. Devido à opacidade, o paciente passa a ver embaçado. Quanto mais opaco o cristalino, maior a dificuldade para enxergar. Alguns pacientes nem percebem como sua visão está prejudicada devido à catarata. É como se o organismo se acostumasse à enxergar mal, e isso fosse normal. Muitos pacientes ficam surpresos, quando após a cirurgia de catarata, passam a enxergar como um dia enxergaram, muito nítido com visão de detalhes.

Era comum o paciente esperar a catarata ficar “bem madura”, ou seja, o cristalino ficar bem opaco, para poder operar. A cirurgia era demorada e o paciente ficava internado. Levava pontos e o pós operatório era demorado.

As técnicas foram avançando. Com o desenvolvimento de novas tecnologias a cirurgia de catarata tornou-se mais segura, menos invasiva, com pós operatório e recuperação visual praticamente imediata. Com isso, o paciente não deve esperar mais amadurecer a catarata, pois o efeito é inverso. Quanto mais madura a catarata, mais difícil se torna a cirurgia. Por que? Porque a catarata muito dura, faz com que o cirurgião demore mais tempo para fragmentá-la em pequenos pedaços e depois aspirá-la.

Hoje já contamos também com a nova tecnologia do femtolaser. Sim, agora a cirurgia de catarata é a laser. Antes os pacientes falavam que a cirurgia era a laser, porém na verdade a cirurgia era pela facoemulsificação, que atua como um ultrassom e não é laser. Agora sim, realmente, o laser para catarata chegou e veio para ficar. O laser para catarata é chamado de laser de femtosegundo. Com ele, o cirurgião fragmenta a catarata, e realiza algumas etapas da cirurgia de forma mais segura e precisa do que se ele utilizar somente o facoemulsificador.

O Instituto de Olhos Dr Rogério Horta conta com o laser LenSex para cirurgia de catarata. Essa tecnologia ainda não é coberta pelos planos.

4 Comments
  • Carlos Roberto Rodrigues de Almeida
    Posted at 17:45h, 14 dezembro Responder

    Boa tarde. Queria fazer essa operação de astigmatismo, hipermetropia

    • Instituto Horta
      Posted at 20:31h, 12 janeiro Responder

      Olá Carlos, entre em contato conosco para obter melhores informações.
      Obrigado!

  • Rosimeire Ferreira Machado
    Posted at 23:31h, 14 dezembro Responder

    Gostaria de saber mais sobre esse assunto e mais gostaria de fazer essa cirurgia

  • Instituto Horta
    Posted at 20:32h, 12 janeiro Responder

    Olá, Rosimeire. entre em contato conosco para obter melhores informações.
    Obrigado!

Post A Comment