Saiba porque usar óculos escuros falsificados pode causar sérios danos à sua visão

óculos escuros falsificados

Saiba porque usar óculos escuros falsificados pode causar sérios danos à sua visão

Saiba porque usar óculos escuros falsificados pode causar sérios danos à sua visão

Pode ser tentador arrematar um modelo de óculos de sol falsificado, considerando o preço salgado da maioria desses acessórios nas lojas. A cada estação a moda propõe novos modelos e quem acompanha as tendências fica facilmente tentado a ter todos os tipos e cores.

Desta vez, por exemplo, o gatinho é o hit do momento. Mas, para quem não sabe, é muito perigoso comprar óculos de sol sem a proteção correta. “Muitas pessoas não estão cientes de que óculos escuros falsificados, sem a proteção adequada, podem fazer mal.” – diz o oftalmologista Dr. Rogério Horta, com clínica no Rio de Janeiro.

Quando se usa óculos escuros, a pupila se dilata, buscando mais luz – o mesmo efeito que acontece com os olhos em um quarto escuro – o que os deixa mais sensíveis aos raios nocivos. Por isso, é importante optar por modelos com a devida proteção“Na verdade, é até pior usar esses óculos sem UVA e UVB, do que simplesmente não usar nada quando se está exposto ao sol”, explica o médico, que alerta que além de não protegerem, eles também podem vir a danificar a vista.

“Óculos que não bloqueiam os raios ultravioleta e infravermelho emanados pela luz solar são muito nocivos e podem favorecer o aparecimento de catarata (opacidade da lente cristalina), pterígeo (membrana fibrótica e vascularizada que recobre a Córnea e Conjuntiva),  e  da degeneração macular, que danifica a visão central da retina, área responsável por nossa visão nítida e detalhada”, afirma.

De acordo com Dr. Rogério, as ceratites actínias (lesões na Córnea pala radiação) também são comuns em quem usa óculos falsos e acha que estão a salvo dos raios solares. “Os raios ultravioleta, especialmente, são muito perigosos e podem causar não só câncer de pele, mas também essas lesões na superfície da córnea que acarretam muita dor, necessitando tratamento emergencial”,  diz o especialista.

“É recomendado procurar lentes que bloqueiam adequadamente a quantidade de raios UVA e UVB , que podem ser encontrados em uma ótica de segurança “. – finaliza.

 

Fonte: HarpersBazaarUol.com.br/

 

Rua Garcia d’Avila, 64 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

No Comments

Post A Comment