Dr. Rogério Horta, fundador do Instituto

Conheça mais sobre o Instituto

O INSTITUTO

O Instituto de Olhos Dr. Rogério Horta foi fundado no fim de 1986, na Rua Visconde de Pirajá, após Dr. Rogério Horta terminar sua formação acadêmica (graduação, pós-graduação e título de especialista em oftalmologia com a segunda maior nota nacional).

Sempre focamos no atendimento aos pacientes que necessitavam de cirurgias do segmento anterior do globo ocular como a catarata, glaucoma e cirurgia refrativa. Os pacientes de cirurgias e tratamentos do segmento posterior como retinopatia diabética, uveítes posteriores e descolamento de retina também eram atendidos com presteza.

No final da década de 80, como observamos uma crescente necessidade de atendimento na zona norte do Rio de Janeiro, foi fundada a filial do IORH no Méier, nos mesmos moldes de Ipanema. Isso facilitou o acesso dos pacientes dessa região da cidade.

Com o crescimento vertiginoso das consultas, exames e cirurgias, tivemos que ampliar as dependências, e da Visconde de Pirajá, a matriz mudou para a Rua Garcia Dávila 64, no coração de Ipanema.Isso aconteceu em 1997.

Ao longo do tempo, as cirurgias oftalmológicas, sobretudo a da catarata, ficaram extremamente tecnológicas, e o nosso Instituto foi pioneiro na aquisição de equipamentos de boas marcas internacionais para exames, lasers, microscópios cirúrgicos, facoemulsificadores para catarata e vitreófagos para cirurgias do segmento posterior. Zeiss da Alemanha, Topcon do Japão, Alcon dos Estados Unidos, Bausch-Lomb e Leica da Suíça, dentre outras companhias, eram contactadas para aquisição da melhor tecnologia para os nossos pacientes.

O tratamento da catarata personalizada com implantes de lentes intraoculares mono e multifocais sempre foi uma obsessão. Produzimos muito material científico para palestras no Brasil e exterior com filmagem de alta qualidade, e participamos dos melhores congressos de oftalmologia.

Ganhamos o prêmio de melhor caso clínico em algumas ocasiões.

Estamos em um momento muito especial para a cirurgia de catarata.

Com a alta tecnologia e técnica cirúrgica que utilizamos, além da excelente qualidade das lentes intraoculares trifocais, a segurança e satisfação dos pacientes atingiram um patamar inacreditável para quem iniciou cirurgias oculares em 1984-5.

Uma aquisição extraordinária no final de 2020 foi o laser de Diodo Amarelo da Quantel, laboratório francês, capaz de tratamento subliminar, que é extremamente útil no tratamento da retinopatia diabética, degeneração macular úmida (edematosa) e outras afecções retinianas.

Nossa equipe médica é altamente qualificada e super atualizada, sempre frequentando e proferindo palestras em congressos no Brasil e no exterior, mantendo-se associados à Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBCII (Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares), ASCRS (American Society of Cataract and Refractive Surgery), ESCRS (European Society of Cataract and Refractive Surgery) e AAO(American Academy of Ophthalmology).

Oferecemos um atendimento personalizado aos nossos pacientes e temos como meta conjugar os avanços tecnológicos ao preciso diagnóstico médico, de modo a propiciar uma rápida reabilitação visual aos nossos pacientes. Faça um agendamento agora mesmo, estamos ansiosos para atende-lo!